quarta-feira, novembro 29, 2006

Desenvolvimento da Auto-Confiança

Definição

A auto-confiança está relacionada com a segurança que um jogador tem em si próprio para ganhar um encontro e está muito relacionada com a noção de auto-percepção de competência. Esta depende da forma como o atleta interpreta o resultado da sua prática, em função dos objectivos que pretende atingir. A auto-confiança não está relacionada com o nível de prática do jogador, mas com a forma como este se compara com aqueles que o rodeiam.

Contexto de Prática


A auto-percepção de competência é muito influenciada pelo contexto em que a prática está inserida e pelas situações de sucesso ou insucesso com que vai sendo confrontado.

Se por um lado, as situações de sucesso constante podem originar excesso de auto-confiança e não promover o correcto desenvolvimento do atleta (o estimulo não é o mais adequado), por outro lado, colocá-lo constantemente sobre situações demasiado difíceis, e derrotas constantes, podem originar problemas de auto-confiança.

O treinador tem de ter a preocupação de equilibrar a grau de dificuldade com que o atleta se depara, tanto em treino como em competição. Para isso, deve ser criterioso na escolha das situações de exercício, no nível de prática dos parceiros de treino e na escolha das competições a realizar.

Por esta razão, um plano competitivo equilibrado é essencial, principalmente entre os mais jovens. Embora seja um tema de carácter subjectivo, propomos uma relação de três vitórias para uma derrota como fórmula ideal para o desenvolvimento do jogador.

Não devemos deixar que jovens atletas se habituem a ganhar sempre, como acontece com muitos “jovens campeões”, mais preocupados em somar vitórias e pontos para o ranking, do que em procurar jogos difíceis que promovam o seu desenvolvimento enquanto jogadores. Esta cenário tem, na maioria das vezes, um final pouco feliz: os jogadores não se desenvolvem convenientemente e as vitórias deixam de aparecer com tanta frequência. Habituados a ganhar sempre, reagem com frustração às dificuldades, baixando a auto-estima e originando muitas vezes o abandono precoce.

Contextos de prática desajustados dos objectivos do jogador = Insucesso = Perda de auto-confiança e frustração


Gestão das expectativas

Outro factor importante na auto-confiança é a gestão das expectativas. A criação de expectativas demasiado elevadas, para além de colocar demasiada pressão sobre o jogador, pode ser negativo em termos de auto-confiança, quando os resultados não vão ao encontro dessas mesmas expectativas.

O treinador e os pais são os principais responsáveis por este equilíbrio. Muitas vezes ouvimos frases do género “este jogo vai ser fácil”, “na final deves apanhar o jogador X”, “tens mais jogo que ele”, etc. Estes comentários são formas subtis de colocar pressão sobre o jogador e promover maiores níveis de frustração, caso este não consiga ir ao encontro dessas expectativas.

Expectativas Elevadas = Os resultados não vão ao encontro das expectativas criadas = Perda de auto-confiança



Clima de Treino

O clima de treino é decisivo para criar jogadores com confiança em si próprios. O treinador deve promover um clima positivo e dar autonomia ao jogador para este desenvolver a sua própria personalidade. Deve ser evitada a critica constante e a valorização do erro. É importante que o treinador valorize o jogador, o deixe participar activamente no treino e tenha a capacidade de o ouvir.

Clima Negativo = Valorização do erro e do fracasso =
Perda de auto-confiança



Pedro Felner
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