quinta-feira, outubro 19, 2006

"Triângulo Desportivo"

A tríade treinador/pai/atleta ou o “Triangulo Desportivo” como lhe queiramos chamar, assenta num pressuposto de que as inter-relações entre o treinador e o atleta, o atleta e o pai e o treinador e o pai são inevitáveis. Alguns podem discordar que os treinadores, como forma de serem eficazes, devem relacionar-se da melhor forma apenas com os atletas. E sim, se por um lado o treinador tem a função de ensinar o atleta o melhor possível para que este possa desenvolver-se harmoniosamente como jogador e como pessoa, e ao atleta lhe compete aprender e respeitar o treinador, “…por outro aos pais cabe-lhes acompanhar o atleta e fazer parte da equipa” (Lee, M 1998).No entanto, quando discutindo o envolvimento dos pais no ténis ou noutra modalidade, as emoções tomam lugar, “Os miúdos são impecáveis, os pais é que são os agentes causadores de problemas..por mim expulsava-los a todos”. Tais comentários reflectem a visão de enumeros treinadores.Os treinadores que comunicam com os pais podem evitar conflitos, falando e ouvindo-os de forma a atingir compreensão e respeito, aumentando a hipóteses de atingir os objectivos definidos.
Como disseram e muito bem César Coutinho e Pedro Felner e passo a citar “Em nossa opinião, os pais, não tendo conhecimentos específicos na área do ensino/treino e nos aspectos relacionados com a formação desportiva de jovens, não têm a "obrigação" de conhecer os princípios que devem reger a sua intervenção no processo”. Por isso, o treinador de forma a cultivar cuidadosamente a sua relação com os pais deve ensinar alguns princípios, esses que foram bem enumerados por César Coutinho e Pedro Felner.Para finalizar este post que já vai em alguma extensão, deixo apenas algumas das razões pelas quais acontecem problemas com os pais e algumas formas de resolver problemas:

Problemas
-A maioria não está informada acerca da modalidade.
-Alguns perdem a perspectiva do que é o ténis.
-Alguns pais sentem-se usados e pouco reconhecidos, pelo atleta e treinador.
-Alguns pais querem tomar o lugar do treinador.
-Alguns pais sentem que o treinador está a tomar o seu lugar.
-Não há comunicação ou há pouca comunicação.

Formas de resolver conflitos e prevenir problemas
-Informar os pais acerca da filosofia e objectivos do treinador.
-Informar os pais do que é esperado deles e do seu filho.
-Ouvir as preocupações e objectivos dos pais.
-Estabelecer linhas resistentes de comunicação pai/treinador.

“Pergunta a um grupo de treinadores qual a parte mais desafiadora do seu trabalho e eles provavelmente escreverão, os pais”. (Hooper, 1990)

Pedro Correia