sexta-feira, outubro 13, 2006

O Papel do Treinador na mediação da relação entre os pais e o jovem atleta


O sucesso desportivo do jovem atleta depende, em grande parte, da harmonia da relação entre os pais e o atleta. Todos nós já nos deparámos com a dificuldade de lidar com pais que, ao não adoptarem os comportamentos e atitudes adequadas, põem em causa o nosso trabalho e, mais grave, não promovem o "equilibrio" necessário para o atleta desenvolver as suas competências. Em nossa opinião, os pais, não tendo conhecimentos especificos na área do ensino/treino e nos aspectos relacionados com a formação desportiva de jovens, não têm a "obrigação" de conhecer os principios que devem reger a sua intervenção no processo. Nós, treinadores, é que temos o dever de os ensinar... ou pelos menos tentar!!!

Aqui ficam alguns dos principios que, em nossa opinião, devem ser seguidos pelos treinadores, de forma a enquadrar correctamente os pais na actividade desportiva dos filhos:

- Implicar os pais no processo, fazendo-os sentir como parte integrante da "equipa";
- Definir claramente, junto deles, quais as competencias da cada um dos intervenientes no processo (atleta, treinador e pais);
- Sensibilizá-los para algumas das particularidades e regras da modalidade;
- Informá-los sobre o trabalho que o treinador está a realizar e quais os objectivos a atingir;
- Ensiná-los a agir correctamente nos diversos contextos da actividade desportiva dos filhos: no treino, antes da competição, durante a competição e depois da competição.
- Alertá-los para a importância da competição no processo de formação e para os aspectos pedagógicos que devem ser tidos em consideração para que esta não se torne uma fonte de ansiedade e mau estar no atleta.
- Aproveitar as competições para "ensiná-los" a agir de forma correcta nos diferente contextos;
- Identificar os comportamentos dos pais que dificultam o trabalho realizado pelo treinador e prejudicam o desenvolvimento do jovem atleta e procurar intervir de forma pedagógica;
- Ajudá-los a definir objectivos pessoais relacionados com o comportamentos que devem ter, junto da actividade desportiva dos filhos.

Pedro Felner

e-mail: pfelner@hotmail.com