quarta-feira, outubro 24, 2007

Nutrição no Ténis

O ténis é um desporto que pelas suas características, regulamentos e organização, impõe aos seus praticantes, especialmente os atletas profissionais, cuidados dietéticos particulares. De forma a alcançarem uma alta performance em treino e em competição, os atletas devem adquirir hábitos alimentares adequados, que os ajudem a recuperar de um modo mais eficiente entre as sessões de treino e os jogos durante a competição formal. O desenvolvimento da condição física e a manutenção de um alto nível qualitativo dos treinos requerem adaptações progressivas dos atletas, que conferem uma ingestão apropriada de nutrientes ao longo de toda a época desportiva, de acordo com as solicitações a que os jogadores são sujeitos.


Nutrição em Competição
Uma dieta alimentar em regime de rotina, prepara o jogador para a competição diária, por isso torna-se extremamente necessário comer propriamente antes, durante e após o jogo, para a performance do atleta ser a mais eficiente.

Durante os dois dias que precedem a competição, o jogador deve aumentar gradualmente o consumo de hidratos de carbono para assegurar um nível alto de glicogénio armazenado. Antes de um encontro começar, os níveis de glícidos do jogador (músculos e fígado, sob forma de glicogénio) devem estar repostos. A ingestão de lípidos e proteínas pode ser incluída, mas consumida em demasia aumenta a digestão por bastante tempo. Vários tipos de líquidos podem ser ingeridos em conjunto com a refeição, e.g., água, sumos de frutas, leite, bebidas energéticas, etc.
No dia de competição o jogador deve saber a hora do jogo, e depois então decidir qual o melhor plano nutricional, em função da hora que irá entrar em court. A refeição antecedente ao jogo deve ser tomada duas a três horas antes do começo do jogo, para a sua performance não ser afectada. (Esta periodização pode ser treinada ou experimentada em sessões de treino). Durante a própria competição ou a sessão de treino o jogador deve ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono que o ajuda a manter os músculos com reservas suficientes de energia. É importante que o jogador ingira alimentos ricos em hidrato de carbono com baixo teor lipídico como fruta fresca ou fruta seca, biscoitos, sandes light, barras de cereais, evitando a ingestão de chocolates.

A hidratação é por sua vez, igualmente importante para ajudar o jogador a ter mais sucesso no seu rendimento. O nutriente mais importante que o jogador necessita é a água. É a melhor forma de repor os fluidos no organismo. No entanto, o consumo de bebidas energéticas é também importante pois fornecem energia em forma de glícidos, retardam a fadiga, aumentam a ingestão de fluidos e fornecem os electrólitos necessários que ajudam ao equilíbrio dos sais minerais e fluidos. A ingestão de líquidos é extremamente importante para o rendimento e performance do atleta. Os jogadores devem ingerir fluidos antes, durante e depois do jogo ou treino. Não devem sentir sede e quanto mais alta for a temperatura e quanto mais longo for o jogo, maior deve ser a quantidade de líquidos ingerida pelo jogador.


Pedro Caraslindas
Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Licenciatura em Treino Desportivo
Aluno Especialização em Ténis