quinta-feira, março 22, 2007

Reflexões de Stefan Edberg no Simpósio Europeu (Estocolmo, 2006)

Stefan Edberg ficou encarregue, juntamente com Carl-Axel Hageskog (ex-treinador da Taça Davis e de diversos campeões Suecos como Mats Wilander), de fechar o Simpósio Europeu. Propunham-se falar sobre o perfil do jogador e treinador. No entanto, foi bem mais do que isso. Stefan Edberg acabou por estar à conversa com os presentes, relatando muitas das experiências que viveu enquanto jogador profissional.

Para reflexão, aqui ficam alguns dos testemunhos deixados por Edberg:

- “Houve um momento decisivo na minha carreira. Foi quando tinha 14 anos e estava a jogar um torneio ETA de 14 em Itália, e o Matts Willander ganhou Roland Garros. Três meses antes tinha ganho um set ao Willander, em treino, na Suécia…e isso fez-me pensar…porque não eu ali?”

- “Mudei a esquerda com 14 anos de idade e fui massacrado em todos os torneios, razão pela qual comecei a vir mais vezes à rede e consequentemente desenvolvi o meu jogo de rede e o volley.”

- “A motivação, e as razões pelas quais jogas ténis mudam ao longo do tempo. Mas haverá sempre motivação enquanto as vitórias continuarem a aparecer.”


- “A grande dificuldade de um Grand Slam está em conseguir manter-se no top durante duas semanas. Geralmente a maioria dos bons jogadores quer jogos renhidos na primeira semana para entrar no ritmo.”

- “Tive o mesmo treinador durante 11 anos, e acho que isso foi muito bom para mim.”

- “É necessário ser paciente para ganhar jogos. A maioria dos adversários tem sempre bastantes altos e baixos.”

- “Quando as coisas não estão a correr bem, pensarmos em bons jogos ajuda a manter-nos positivos.”



Pedro Felner

Email: pfelner@hotmail.com